sábado, 7 de julho de 2012

Atividade de oração Subordinada Substantiva


1.Leia esta tira de Dik Browne:
 
2. Você já sabe que a cada verbo ou locução verbal corresponde uma oração. Observe o balão de Hagar no 1º quadrinho
:
a) Quantas orações têm o período? _________________________________________
b) A primeira oração liga-se à segunda por meio da conjunção que. Esse período é composto por coordenação ou por subordinação? ______________________________
3. Examine a locução fui dizer quanto à predicação.
a) Como ela se classifica? __________________________________________

b) Qual é o seu objeto indireto, ou seja, a quem Hagar disse algo? _______________________________________________________________

c) Qual é o objeto direto, ou seja, o que Hagar foi dizer ao vizinho?
_______________________________________________________________

4. Faça de acordo com o modelo: Teu estudo é importante.  È importante que estudes.

a) O nosso trabalho é necessário. __________________________________________
b) Exige-se tua participação. _____________________________________________

c) Está decidida a festa. ______________________________________________

d) Convém a tua vinda. _______________________________________

e) Está clara a sua participação nos acontecimentos


5.Observe e recorde: Verbo transitivo direto → objeto direto
                                 Verbo transitivo indireto + preposição: → Objeto indireto
                                  Substantivo, adjetivo ou advérbio + preposição: complemento nominal

Agora coloque A para objeto direto , B para objeto indireto e    C para complemento nominal.

1.(      ) Penso muito em você.                                            2.(       ) Minha casa é longe da escola.
3..(      ) Tenho medo de assombração.                             4 (      ) Disse a ela que voltasse logo.
5.(       ) Gastei todo o meu salário.                                 6 (       ) Nós tínhamos receio de uma catástrofe
7.(       ) Ela tem preferência por música clássica.            8. (      ) Será que veremos o cometa?
9.(      ) O menino leu a notícia admirado.                       10 (       ) Todos precisam de alguém.
11. (     ) O rapaz está temeroso pela situação atual.      12 (        ) Eles gostam de futebol.

6. Verifique se a oração destacada é: (A) objetiva direta   ( C) objetiva indireta    (B) completiva nominal           (D ) subjetiva

 (       ) Os pais desejam que os filhos sejam felizes.
(       ) Tenho conhecimento de que tu voltarás amanhã.
(       ) Parece que o resultado não os deixou tristes.
(       ) Eu não me esqueço de que deverei resolver tudo amanhã.
(       ) Meu amigo mandou saber se você gosta dele, Maria.
(       ) É conveniente que seja assim.                             
(        ) Afinal me convenci de que tudo eram sonhos.
(        ) Tenho a vaga lembrança de que o conheço de algum lugar.
(        ) Penso que tens medo de que ele se vá.            
(        ) Se ele confessou, não sei.

7. Classifique a oração destacada: ( A) principal, (B) subordinada substantiva predicativa, ou subordinada substantiva apositiva (C).
(          ) Tínhamos uma esperança: que dias melhores viriam.
(         ) O correto seria o seguinte: que todos colaborassem.
(         ) A maior tristeza da criançada foi que o palhaço não veio.
(         ) Deu-nos este conselho: que cobrássemos mais.

8.Observe e recorde: A oração subordinada introduzida por preposição + conjunção pode ser:
→ objetiva indireta: completa o verbo transitivo indireto da oração principal.
→ completiva nominal: completa um nome da oração principal.

8.1. Agora, classifique as orações subordinadas substantivas em (OI) objetiva indireta, (CN) completiva nominal, (PR) predicativa ou (AP) apositiva.

(           ) Convenceu-se de que era mentira.                     (         ) Minha esperança era que ele voltasse.
(          ) Coloco esta condição: não me perturbem           (        ) Insisto em que me auxilies.
(        ) Todos estavam receosos de que ele se machucasse.(       ) O fato é que ele não se esforça.

9. Divida e Classifique as orações substantivas dos períodos abaixo:

a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.
___________________________________________________________________________
b) É possível que as provas sejam anuladas. ___________________________________________________________________________
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
__________________________________________________________________________
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha. ___________________________________________________________________________
e) Ninguém soube se morrera de desgosto. ___________________________________________________________________________
f) Inteirei-me de que ela havia mentido. ___________________________________________________________________________

10. (F. Objetivo-SP) No período: "É necessário que todos se esforcem", a oração destacada é:

a) substantiva objetiva direta                    b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva completiva nominal            d) substantiva subjetiva         e) substantiva predicativa

11. (F. Objetivo-SP) "A verdade é que a gente não sabia nada..." Classifica-se a segunda oração como:

a) subordinada substantiva objetiva direta              b) subordinada adverbial conformativa
c) subordinada substantiva objetiva indireta           d) subordinada substantiva predicativa
e) subordinada substantiva apositiva

10 comentários:

Claudio da Silva Santos disse...

Bom dia professora! Já trabalhei com tipologia textuais. AChei muito interessante da sua aprte usar a tirinha de Hagar para explicar as orações subordinadas.

Professor: Claudio Santos

Anônimo disse...

olá nao tem as respostas? eu resolvi mas queria conferir.

Anônimo disse...

Olá ! Também resolvi os exercícios , mas gostaria de uma segunda opinião. Vc vai postar as respostas ??

Selma Mascarenhas disse...

Olá, pessoal, assim que puder postarei as respostas.
De qualquer forma, obrigada por visitar o meu blog

Selma Mascarenhas disse...

Claudio, sempre gostei de trabalhar com HQ. Obrigada por visitar o blog.

Rosa Mirta disse...

Gostei muito do seu blog pois é contextualizado, pois e é assim que precisamos de atividades para tirar nossas dúvidas.

Selma Mascarenhas disse...

Oi, Rosa, obrigada pela visita. Volte sempre e fique à vontade para dar sugestões de como melhorar o blog.
Abraços

Anônimo disse...

Olá tem como você posta as respostas ?

Anônimo disse...

adorei gostaria de obter as respostas tem como você postar? Agradeço....

Anônimo disse...

oi selma, manda as respostar, por favor.

Área interna do Polivalente

Área interna do Polivalente

Área de recreação

Área  de recreação

Alunos no laboratório de informática

Alunos no laboratório de informática

Alunos da 5ª C-vesp- no laboratório

Alunos da 5ª C-vesp- no laboratório