terça-feira, 3 de abril de 2012

Narradores de Javé - Um filme sobre Memória, História e Exclusão.


 Desespero, Sofrimento e Luta: palavras dramáticas recheadas de sutileza, ironia e momentos tragicômicos que desenham em uma "tela" a realidade brasileira em um único cenário: o Sertão Nordestino.
O filme, de Eliane Caffé, retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, ou seja, o importante é provar para "todos" que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal desastre.
Mas na vila só tem analfabetos, a primeira tarefa seria encontrar alguém que consiga retratar os acontecimentos. O principal candidato a realizar essa missão era o antigo responsável pela Agência de Correios do povoado – o famoso e odiado Antônio Biá , o único do vilarejo que sabe escrever. Ironicamente, ele havia sido expulso da cidade por inventar fofocas escritas sobre os moradores, isto é, forjava cartas falando mal dos vizinhos, só para aumentar a circulação das mesmas, que eram escassas no povoado e, consequentemente, manter em funcionamento a Agência de Correios onde trabalha. Porém, muito a contragosto, é escolhido para escrever o tal livro "científico", ou melhor, o da "salvação", como os moradores dizem. Escrever a história de Javé e salvá-la do afogamento é a sua oportunidade de se redimir diante da população.
Mas para isso, precisa colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho. Começa então, uma tragicomédia com pitadas de épico e infinitas margens de reflexão. Surge, desde então, uma problemática disputa entre a história oficial e a história oral, incluindo, desta forma, a presença da oralidade e escrita no filme, assim como as tradições e culturas.
Neste caminho, o escriba Antônio Biá, vai conhecendo a fundo as fantasias, as memórias e as lembranças do povo de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes uma das outras, não estava fácil, pois as mesmas eram contadas em diferentes versões, variando de narrador a narrador. Surge então, uma pluralidade de fatos fantásticos e lendários. Por causa disso o escriba se vê entre essa impossibilidade de colocar no papel os relatos grandiosos dos moradores e, futuramente, o progresso destruidor e irremediável estava próximo de se concretizar.
Nas várias versões os heróis são alterados conforme os narradores / moradores, como se os mesmos contadores fossem os próprios heróis / fundadores de Javé. Uma multiplicidade de fatos incompatíveis que deixou o ex-carteiro confuso, intacto diante de tantas histórias épicas e, consequentemente, sem reação suficiente para produzir o livro salvador.
Diante dos relatos surreais e a necessidade de produzir algo convincente para salvar Javé da inundação, o letrado entrega um livro em branco para a população. Cobrado e acuado por todos no meio da rua, o mesmo sai aos berros andando de costas, um ato de muita coragem, dá a entender que seria um recuo e não uma fuga.
Além disso, é importante ressaltar que a história que não é escrita por Biá é narrado por Zaqueu, um homem que viveu boa parte de sua vida longe do Vale, pois ele era o único responsável por buscar mantimentos para a população. Portanto, isso pode nos indicar que sua versão também seria o fruto de uma série de outras versões.
Enfim, foi um trabalho em vão, o sertão acabou sendo destruído pela modernidade, pela hidrelétrica. A população assistiu aos prantos a transformação do sertão em mar e, com isso, junto com a destruição foi-se embora a memória, a cultura, o local e os antepassados. Uma triste história de um povo sem cultura perante a escrita, mas de uma imaginação fértil capaz de superar todos os obstáculos e dar a volta por cima para construir em conjunto a própria história que desapareceu como palavras ao vento.

O filme tem como tema principal a narração, tendo como alicerce as pluralidades orais das personagens. Mostra um Brasil de todos os brasileiros, dando voz as etnias, religiões e classes excluídas... e que todos nós somos narradores de uma história sem fim...

















 Fonte:http://thiago-opoderdaspalavras.blogspot.com.br/2009/05/resenha-sobre-o-filme-narradores-de.html

Atividade sobre o filme

Após assistir  ao filme atentando para o enredo, a trilha sonora as cores... Crie um texto e publique-o no blog. Fique atento às questões:

1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do mesmo tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a mensagem?
2) Do que você mais gostou nesse filme? Por quê?
3) Para os personagens do filme por que era importante resgatar a memória e escrever a História daquele vilarejo?
4) Como você considera a importância da memória para uma sociedade?
5) Que lição de vida podemos aprender com este filme?

33 comentários:

Bruno, Chantele, Lahara e Thialy disse...

A memória é como um documento importante que fica arquivado em nossa mente e que tem a função preservar acontecimentos que marcaram, ou não, nossas vidas. O filme Narradores de Javé faz uso da memória pra contar sua história.

O filme relata a angústia dos moradores de Javé ao descobrir que será construída uma usina em seu território e de sua coragem em buscar impedir esse acontecimento. Os produtores do filme tentaram nos contar e mostrar como tudo aconteceu a partir da memória relatada pelos moradores do vilarejo.

Ao escrever a história dos seus antepassados, os personagens do filme teriam a chance de salvar seu espaço, pois acreditavam que passado do vilarejo foi marcado por uma importante demonstração de coragem e força daqueles que o habitaram pela primeira vez.

Por: Bruno Mota, Chantele Cordeiro, Lahara Carneiro e Thialy Araújo

Anônimo disse...

Narradores de Javé

O filme Narradores de Javé trata trata-se de história,memórias, exclusao, desespero, sofrimento e luta ; Retrata a história de um povoado do vale Javé,situado no Sertão Baiano,que esta prestes a ser inudado para a construção de uma enorme hidroelétrica.
Para os narradores de Javé o ideal seria preparar um documento oficial, contando histórias de heroísmo acontecido na vila justificando sua preservação, ou seja, provar para todos que o local era um patrimônio que não podia ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal desastre.
A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).
Para as personagens do filme era importantes resgatar as historias contadas por que o Vilarejo era um patrimônio e tinha várias historias há contar.
O filme tem como tema principal a narração, tendo como alicerce as pluralidades orais das personagens. Mostra um Brasil de todos os brasileiros, dando voz as etnias, religiões e classes excluídas... e que todos nós somos narradores de uma história sem fim.
Para nós é importante sempre lembrar os fatos marcantes acontecidos em uma sociedade unida como o Vilarejo de Javé.
Como uma lição de vida podemos aprender culturas de outras nacionalidades .
Em Narradores de Javé relatam também uma triste história de um povo sem cultura , mas de uma imaginação fértil capaz de superar todos os obstáculos e dar a volta por cima para construir em conjunto a própria história que desapareceu como palavras ao vento.


Fiim !


Colégio Polivalente
Professora Selma Mascarenhas
Alunos (as) Amanda Helen, Jaíris e Ezequias
Série 3 EMA
Data 09/04/2012

Melqui, Paloma Mascarenhas e Matheus. disse...

O filme “Narradores de Javé” retrata a história dos moradores do vilarejo de Javé que devem resgatar a história dos seus antepassados através das memórias, para que assim tentem evitar a transformação do vilarejo em uma hidrelétrica.Eles tentaram nos mostrar que a memória é muito importante, pois é a partir dela que se faz a história que é conhecida pela atual e futuras gerações.
O que mais gostamos do filme foi o sentimento mostrado pelos moradores por sua terra que mesmo não valendo muito lutaram até o fim para defende-la através de suas memórias, mostrando de certa forma o patriotismo que o povo brasileiro tem.
Para os moradores de Javé era importante resgatar a memória do seu povo e passa-la para um livro que seria usado como instrumento científico para que o povoado não fosse inundado.
A lição de vida que podemos tirar desse filme é a questão da união, pois independentimente das diferenças e desavenças devemos juntar forças quando o objetivo é o mesmo, e no caso dos moradores de Javé era salvar o lugar onde nasceram, cresceram e constituiram suas famílias.

Anônimo disse...

Narradores de Javé

O filme narradores de javé conta a história de moradores de um vilarejo que queria salvar o lugar que nasceram, pois ia ser destruído para construir uma barragem.
Todos os moradores se reuniram e tiveram a idéia de fazer um “livro cientifico” onde relatava fatos daquele lugar, contado pelos seus moradores, ouviram várias pessoas, elas contaram o que sabiam, só que Antônio Biá que era o carteiro, e ficou responsável para escrever em um livro os relatos das pessoas, acabando não fazendo nada, porque ele só ia para as casas das pessoas comer e cochilar, pois ele pensava que fazendo aquele livro não ia adiantar nada, porque para as outras pessoas aquilo não tinha importância.
No dia que era pra entregar o livro os moradores descobriram que Biá não tinha feito nada do que ele prometeu, os moradores acabaram se revoltando com ele, e nisso não teve jeito e a cidade acabou coberta por água.
E o que ficou do vilarejo foram as lembranças, as histórias de famílias que tiveram que se mudar e construir uma nova vida em outro lugar.







Alunos: Iam Oliveira e Valéria Cardoso

Anônimo disse...

Narradores de Javé

O filme narradores de javé conta a história de moradores de um vilarejo que queria salvar o lugar que nasceram, pois ia ser destruído para construir uma barragem.
Todos os moradores se reuniram e tiveram a idéia de fazer um “livro cientifico” onde relatava fatos daquele lugar, contado pelos seus moradores, ouviram várias pessoas, elas contaram o que sabiam, só que Antônio Biá que era o carteiro, e ficou responsável para escrever em um livro os relatos das pessoas, acabando não fazendo nada, porque ele só ia para as casas das pessoas comer e cochilar, pois ele pensava que fazendo aquele livro não ia adiantar nada, porque para as outras pessoas aquilo não tinha importância.
No dia que era pra entregar o livro os moradores descobriram que Biá não tinha feito nada do que ele prometeu, os moradores acabaram se revoltando com ele, e nisso não teve jeito e a cidade acabou coberta por água.
E o que ficou do vilarejo foram as lembranças, as histórias de famílias que tiveram que se mudar e construir uma nova vida em outro lugar.







Alunos: Iam Oliveira e Valéria Cardoso

Anônimo disse...

O filme conta sobre a história dos narradores de Jave. Sobre a importância da memória , pois a memória foi de muita importância para os moradores de Javé, porque através da memória podemos conseguir algo no presente de histórias passadas .As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la.
A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo salvar o vilarejo em que o povo de Javé nascera.
Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.
Devemos dar mais importância a nossa memória nacional , pois, existem riquezas que não são materiais , mas possuem um grande valor para a sociedade, preservando assim, nossa moral, cultura , religião e crença. Pois com o conhecimento do passado , podemos compreender o presente. O filme conta sobre a história dos narradores de Jave. Sobre a importância da memória , pois a memória foi de muita importância para os moradores de Javé, porque através da memória podemos conseguir algo no presente de histórias passadas .As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la.
A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo salvar o vilarejo em que o povo de Javé nascera.
Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.
Devemos dar mais importância a nossa memória nacional , pois, existem riquezas que não são materiais , mas possuem um grande valor para a sociedade, preservando assim, nossa moral, cultura , religião e crença. Pois com o conhecimento do passado , podemos compreender o presente. O filme conta sobre a história dos narradores de Jave. Sobre a importância da memória , pois a memória foi de muita importância para os moradores de Javé, porque através da memória podemos conseguir algo no presente de histórias passadas .As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la.
A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo salvar o vilarejo em que o povo de Javé nascera.
Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.
Devemos dar mais importância a nossa memória nacional , pois, existem riquezas que não são materiais , mas possuem um grande valor para a sociedade, preservando assim, nossa moral, cultura , religião e crença. Pois com o conhecimento do passado , podemos compreender o presente.

Jaqueline Carneiro, Elizama Lima, Wellington Lima.

Anônimo disse...

O filme conta sobre a história dos narradores de Jave. Sobre a importância da memória , pois a memória foi de muita importância para os moradores de Javé, porque através da memória podemos conseguir algo no presente de histórias passadas .As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la.
A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo salvar o vilarejo em que o povo de Javé nascera.
Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.
Devemos dar mais importância a nossa memória nacional , pois, existem riquezas que não são materiais , mas possuem um grande valor para a sociedade, preservando assim, nossa moral, cultura , religião e crença. Pois com o conhecimento do passado , podemos compreender o presente. O filme conta sobre a história dos narradores de Jave. Sobre a importância da memória , pois a memória foi de muita importância para os moradores de Javé, porque através da memória podemos conseguir algo no presente de histórias passadas .As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la.
A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo salvar o vilarejo em que o povo de Javé nascera.
Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.
Devemos dar mais importância a nossa memória nacional , pois, existem riquezas que não são materiais , mas possuem um grande valor para a sociedade, preservando assim, nossa moral, cultura , religião e crença. Pois com o conhecimento do passado , podemos compreender o presente. O filme conta sobre a história dos narradores de Jave. Sobre a importância da memória , pois a memória foi de muita importância para os moradores de Javé, porque através da memória podemos conseguir algo no presente de histórias passadas .As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la.
A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo salvar o vilarejo em que o povo de Javé nascera.
Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.
Devemos dar mais importância a nossa memória nacional , pois, existem riquezas que não são materiais , mas possuem um grande valor para a sociedade, preservando assim, nossa moral, cultura , religião e crença. Pois com o conhecimento do passado , podemos compreender o presente.

Jaqueline Carneiro, Elizama Lima, Wellington Lima.

Bruno, Chantele, Lahara e Thialy disse...

O filme Narradores de Javé fala sobre a memória, história e exclusão dos moradores do vilarejo. Os produtores do filme tentaram nos contar e mostrar como tudo aconteceu a partir da memória relatada pelos moradores do local, deixando clara a angústia deles ao descobrir que será construída uma usina hidrelétrica em Javé, o que fará com que o vilarejo seja alagado.
Uma das coisas mais importantes mostrada no filme é o amor que os moradores tem por sua terra, porque mesmo não tendo muitos recursos, lutam para salvar o lugar onde nasceram e foram criados a partir do registro das suas memórias.
A memória é como um documento importante que fica arquivado em nossa mente e que tem a função de preservar acontecimentos que marcaram, ou não, nossas vidas.
A lição que nós aprendemos é que mesmo que as probabilidades de vitória sejam baixas, não devemos deixar de lutar, pois assim, a derrota já seria certa.

Por: Bruno Mota, Chantele Cordeiro, Lahara Carneiro e Thialy Araújo
Série: 3ºEMA

Anônimo disse...

Memorias de Javé

A história relata as memorias,conclusões,desesperos,sofrimento e luta de um certo povoado do vale de jave,situado no sertão,que esta preste a ser inudado para a constução de uma enorme hidrelétrica.

De acordo com os moradores,o ideal seria preparar um documento oficial,contando histórias de heroísmo acontecido no vilarejo,justificando suas preservações,ou seja provar para todos da região que o local era um patrimonio que não podia ser destruido.Mas no vilarejo, só tinha analfabeto,a primeira tarefa, seria encontrar alguém que consseguia escrever as histórias do lugar.

O principal candidato a realizar essa missão era o antigo responsável pela Agência de Correios do povoado – o famoso e odiado Antônio Biá , o único do vilarejo que sabe escrever.

Ironicamente, ele havia sido expulso da cidade por inventar fofocas escritas sobre os moradores, isto é, forjava cartas falando mal dos vizinhos, só para aumentar a circulação das mesmas, que eram escassas no povoado e, consequentemente, manter em funcionamento a Agência de Correios onde trabalha.

Porém, muito a contragosto, é escolhido para escrever o tal livro "científico", ou melhor, o da "salvação", como os moradores dizem. Escrever a história de Javé e salvá-la do afogamento é a sua oportunidade de se redimir diante da população.

Neste caminho, o escriba Antônio Biá, vai conhecendo a fundo as fantasias, as memórias e as lembranças do povo de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes uma das outras, não estava fácil, pois as mesmas eram contadas em diferentes versões.

O filme mostra um país cuja a sua cultura é diversificada,pois nela há etnias,religiões e classes variadas.








Colegio: Polivalente
Alunos: Rafael e Brena
Turma: 3º EMA

Aline, Laís e Luiza disse...

Colégio: Polivalente de Conceição do Coité
Alunas: Aline Alves Pastor; Laís de Souza Silva; Luiza Silva Amorim
Série: 3° EMA
Disciplina: Redação
Profª: Selma

Narradores de Javé

1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a mensagem?
2) Do que você mais gostou nesse filme? Por quê?
3) Para os personagens do filme por que era importante resgatar a memória e escrever a História daquele vilarejo?
4) Como você considera a importância da memória para uma sociedade?
5) Que lição de vida podemos aprender com este filme?


Narradores de Javé conta a história de um pequeno vilarejo que seria inundado para a construção de uma represa. A construção da mesma traria muito caos para os moradores e para evitar essa calamidade a única solução seria criar um livro científico para poder salvar seu vilarejo.
O filme é interassante porque relata a luta de um povo de uma forma cômica. Cada morador tentava contribuir contando suas histórias para Antônio Biá, o único morador do vilarejo que sabia ler e escrever, e com isso mantê-las vivas para evitar a destruição do lugar, porém cada um contava os fatos de uma forma diferente causando uma certa desavença entre os habitantes.
Com este filme podemos perceber a importância da memória, porque com ela podemos adquirir, armazenar e recuperar relatos importantes das nossas vidas, tornando-os eternos.
No fim, não conseguiram alcançar seu objetivo, o livro não foi criado e foram obrigados a se retirar e observar a destruição de suas terras.
Esse filme nos ensina a lutar por nossas vidas e nossas histórias que são nossos bens mais preciosos.

Anônimo disse...

Comentando...

O filme '' Narradores de Javé'' relata sucintamente a história de um povoado do Vale de Javé, que estava prestes a ser inundado para a construção de uma usina hidrelétrica. A população revoltada procura maneiras de evitar a ''catástrofe''.Juntos articulavam meios de como evitar que isso acontecesse. Para os moradores seria o fim de uma história que havia se desencadeado há muitos anos se o tal fato virasse realidade.

As memórias relatadas ,foram mostradas de diferentes formas e como os acontecimentos foram marco naquele lugar., pois é através da memória que temos a capacidade de registrar, armazenar e manipular cada etapa da nossa vida. E foi através desse meio que a populção queria intervir o desastre.

É através de memórias que a nossa sociedade se forma, pois os seus antepassados, acontecimentos se refletem na nossa realidade.

Foi através do filme que pudemos analisar que ainda existem diferentes etnias,culturas, religiões e classes que são exclusas da sociedade. E através das ''lembranças'' que tudo vai se constituindo.

Memórias de vida, acontecimentos, lutas, é tudo que podemos levar para a nossa verdadeira realidade.




Alunas : Laiane Nascimento Lima & Kailla Pinto Carneiro--- (3EMA)

Anônimo disse...

O Filme “Narradores de Javé” é um excelente filme, que retrata a história de um povoado, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante desse grande problema que poderá destruir a vida de muitas pessoas, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como solucionar esse problema O ideal seria preparar um documento oficial, Mostrando que o vale é um lugar muito importante e que não pode ser apagado da memória do seu povo,pois a historias muito importantes que marcaram a historia do Vale.
No Vale so tinha analfabeto,a primeira dificuldade era encontrar alguém que soubesse escrever,para criar um livro com as historias que o vale já tinha Vivido. Havia uma pessoa,um antigo trabalhador do correio chamado Antonio Biá,o mesmo era odiado por todos no vilarejo,mais era a única opção,ele foi obrigado a escrever umas historias do vilarejo,para a salvação do vale .E Livro foi feito para evitar que o vila gero fosse acabado para a construção de uma hidrelétrica,e que não podia ser destruído,pois havia uma grande historia Vivida
Esse filme nos mostra que por menos que seja o valor bruto de alguma coisa,ele tem um valor sentimental para os moradoras,é que tem uma grande historia que fizeram parte de Vilarejo de Javé.


( Componentes ) João Henrique,Alexandre Duarte e Welyson Sontos

Anônimo disse...

Maiane Viana , Ludmilla e Anne caroline Duarte


O filme Narradores de Javé trata-se de história,memórias, exclusão, desespero, sofrimento e luta ; Retrata a história de um vilarejo chamdo Javé,situado no Sertão Baiano,que esta prestes a ser inudado para a construção de uma enorme hidroelétrica.

É através de memórias que a nossa sociedade se forma, pois os seus antepassados, acontecimentos se refletem na nossa realidade.

As memórias relatadas foram mostradas em diferentes formas e como os acontecimentos foram marco naquele lugar, pois é através da memória que temos a capacidade de registrar, armazenar e manipular cada etapa da nossa vida.
Foi através do filme que pudemos analisar que ainda existem diferentes etnias,culturas, religiões e classes que são exclusas da sociedade. E através das ''lembranças'' que tudo vai se constituindo.

Com este filme podemos perceber a importância da memória, , recuperar relatos importantes das nossas vidas, tornando-os eternos.
No fim, não conseguiram alcançar seu objetivo, o livro não foi criado e foram obrigados a se retirar e observar a destruição de suas terras.

O filme nos ensina a lutar por nossas vidas e nossas histórias que são nossos bens mais preciosos. Memórias de vida, acontecimentos, lutas, é tudo que podemos levar para a nossa verdadeira realidade.

O que mais gostamos do filme foi o amor demostrado pelos moradores pelas suas terras de origem , lutaram até o fim para defendê-la através de suas memórias, mostrando a raça do povo brasileiro .
E não importa se não deu certo salvar as suas terras , eles sempre iriam estar juntos.

Anônimo disse...

Memórias de Javé

O filme brasileiro Narradores de Javé conta a história de uma cidade que será submersa pelas águas de uma represa. A única solução seria se o local tivesse algum patrimônio histórico de valor comprovado em documento científico. Assim os moradores decidem escrever a história do vilarejo, mas só uma pessoa sabe escrever no local assim eles tentam, contando as histórias com as fontes da memória de cada morador.
Aborda temas como a formação cultural do povo, a crenças, valores, o que é verdade ou invenção, principalmente a importância da oralidade, que foi fundamentais para a construção do livro já que era a única forma de extrair as histórias da mente de cada um.
Houve muita confusão na hora de escrever o livro, pois a maioria dos moradores eram analfabetos e tinham pensamentos opostos. As águas invadiram rapidamente a cidade, deixando os moradores desterrados. Afirmando ainda mais a importância da memória e do registro.
A parte do filme que mais gostamos foi quando começam a contar as histórias de luta e de sofrimento que o povo havia passado, resgatando-as para salvar o vilarejo e principalmente a importância que eles davam ao lugar onde viveram, lutando até o fim para salva-la.


Colégio Polivalente de Conceição do Coité - Ba
Alunas.: Larissa Sacramento, Laylla Cardoso e Jamilly Silva
Serie 3º bem Professora. Selma Mascarenhas

Ervila Dennemann disse...

Claúdia Érvia, Hudson Silva e Pâmela Ranielle. (3ºb)

Ánalise do filme Narradores de Javé.


O filme narradores de Javé, ressalta a história do vilarejo do Vale de Javé, situado na Bahia, que seria submerso pelas águas de uma represa. A única saída seria possuir um patrimônio histórico de valor, com registros sobre as historias dos moradores e de como Javé surgiu.
A mensagem passada pelo filme, deixa bem claro o quanto é importante para seu povo possuir histórias, pois a memoria conta quem somos A memória tinha um valor muito especial para os moradores, pois nelas retratava as histórias heróicas, engraçadas, e ao mesmo tempo a sua identidade, eles acreditavam que escrevendo esses contos o vale de Javé poderia ser considerado um patrimônio histórico e não seria submerso pelas águas.
Então, uma sociedade não teria valores sem histórias. Ela dar características e identidade à um povo, além do reconhecimento de sua importância.


Colégio: Polivelente de Conceição do Coité;
Data: 10.04.12

Balbi, Charli e Stefanny disse...

Os narradores de Javé

O filme relata a história de Javé, um vilarejo simples com pessoas humildes que foi confiscado pelo governo e está prestes a ser inundado para a construção de uma hidrelétrica.
Existia a informação de que se o vilarejo provar que existe ali, patrimônio histórico, as terras seriam preservadas. Os moradores de Javé encontram na escrita a possibilidade de salvar suas terras .
Mesmo os moradores sendo analfabetos, decidiram escrever um dossiê por meio de Antônio Biá, o único morador do vilarejo . Cada morador contribuía com suas histórias, lembranças e riqueza cultural, sobre o passado de Javé.
Mas, a escrita não foi fácil, cada morador contava a mesma história de formas diferentes, acrescentando fantasias , e memórias. Biá, mesmo com o seu talento para a ' escritura ' não conseguia entrar em um acordo com os moradores de Javé. Sendo assim, o dossiê acabou não sendo escrito.
E por fim, a cidade é inundada e seus moradores ficam de mãos atadas.

Das terras que foram cantadas nasceu Javé, que depois acabaram sendo inundadas pelo desenvolvimento mundial.
O filme nos mostra a importância da questão cultural de um povo que, mesmo sendo analfabeto possui suas crenças e valores; nos mostra também a importância da leitura como única ferramenta para salvar o povo de Javé.

Colégio Polivalente
Alunas : Balbiane, Charliane, Stefanny Kelly. 3ºB

Slim disse...

História de Javé

O filme fala sobre a história do povoado de Javé, que era um lugar de pessoas analfabetas muito humildes que será submerso pelas águas de uma represa. E a única chance da cidade não sucumbir, é se possuir um patrimônio histórico de valor científico. Os moradores de Javé se reúnem e apontam as histórias que o povo conta como o único patrimônio do povoado já que nenhuma autoridade deu importância as tradições e culturas dauquele povo. Assim, decidem escrever um livro sobre as grandes histórias do Vale do Javé,logo chamado de livro da salvação, mas poucos da cidade sabem  ler e escrever. O  mais esclarecido é o carteiro Antônio Biá, que apesar das brigas com os moradores locais se torna o responsável  por reunir as histórias sobre a origem de Javé.Porém com o desenrolar da história a missão de Biá se mostra mais difícil do que parece,dentre outros motivos pelo fato dos cidadãos de Javé tentarem mudar o fato para beneficiar seus respectivos interesses,além da própria índole do protagonista,preguiçoso e irresponsável.No final da trama a tentativa de salvação da cidade se torna inútil e Javé desaparece destruída pelo progresso. Como lição, as pessoas que habitavam Javé, entenderam que para existir oficialmente, é necessário possuir provas escritas sobre o local pra onde partiram para formar uma nova “cidade”.

Alunos do 3EMB

Audy Esteves - Igor Ramos - Douglas de Jesus

Diwlay, Valquiría e Sheilla 3°EMB disse...

Narradores de Javé

O filme narrava a história do povoado de Javé, que seria submerso pelas águas de uma represa,
A única alternativa do povoado não ser coberto pelas águas é possuir um patrimônio histórico de valor.
Os realizadores do filme tentaram nos contar o quanto é importante possuirmos uma história, o quanto é importante possuirmos uma boa lembrança,afinal, a vida é constituída disso e nossa memória tem um grande valor.
Escrever uma grande história significa não deixar morrer a memória de um povo, Narradores de Javé tem uma interessante história. Somente uma ameaça pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno povoado de Javé, pessoas simples, que não sabiam sequer ler ou escrever. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme represa. Em resposta à notícia, a comunidade adota uma boa estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos,
a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Resgatando a memória, podemos reviver uma grande história como exemplo do vilarejo de Javé, que devivo as contradições, não foi possível escrever o livro que salvaria o lugar, porém, se criou uma fascinante história.

Anônimo disse...

No filme os Narradores de Javé relata a história de um povo que vivia em um vilarejo cercado por construções muito simples, humilde e levavam uma vida pacata . Devido ao vilarejo ter sido escolhido para a construção de uma hidroelétrica, os moradores se viram obrigados a tentar impedir que as águas inundassem o local , então tiverão a ideia de construir um dociê contando a história da contrução de sua cidade.
Encarregaram um morador do local para que ficasse responsavel por ouvir e escrever os relatos dos moradores , mas isso causou uma grande confusão, cada um contava a sua historia de forma que o favorecesse.Mas devido as contradições não foi possível escrever o livro e sem fundamentos e sem memória o vilarevo foi totalmente coberto pelas águas e o local se acabou sem memória, sem história .
Podemos perceber que sem memória não há história e que é preciso haver união e colaboração de todos para que algo idealizado seja concretizado , o filme nos leva a perceber que o passado é importantíssimo para que haja presente e futuro.

Colégio Polivalente
Professora : Selma Mascarenhas
Série : 3 EMB
Data: 10/04/2012
ALunos (a)Aline Luna e Juliane Almeida.

Anônimo disse...

Os Narradores de Javé


O filme relata a história dos moradores do povoado Vale de Javé ,que viviam um drama de ver sua cidade inundada pela contrução de uma usina hidrelétrica.Para tentar impedir a tal contrução os moradores do povoado resolveram relatar em um documento fatos históricos acontecidos , mas como a maioria das pessoas simples,humildes e analfabetos, eles recorreram a um antigo funcionário do correio,que era o único daquele vilarejo que sabia escrever.
Antonio Biá é forçado pelo povo a escrever a história,eles queriam transformar o local em um patrimonio histórico a ser preservado e com isso ele vai de casa em casa para ouvir as memorias, fantasias e lembranças.Mas com tantas histórias cada uma contada de uma maneira diferente,cada um com o seu herói,com essas contradições tornou-se impossível a produção do livro.Biá acabou desistindo de escrever e entregando o livro em branco, as pessoas se revoltaram contra ele.Tendo um ato corajoso Antonio Biá saio como se nada tivesse aconteçido.
Todo trabalho foi em vão pois não foi possível narrar as memórias, com isso,aos prantos eles viam sua cidade sendo inundada pelas aguas, perdendo suas origens ,memórias e culturas.Essa foi uma triste situção vivida pelo um povo do sertão nordestino que com sua imaginação acharam que com o simples fato de contar sua história impediriam a destruição do povoado.


Colégio-Polivalente do Conceição do Coité
Alunas-Andreza,Criscila
Prof-Selma
Turma-3 MB

Anônimo disse...

Narradores de Javé conta a história dos moradores do vilarejo do Vale do Javé, um povo humilde marcado pelas suas lutas e sofrimentos,e o temor destes: uma represa que seria construída e com isso causaria o alagamento do Vale de Javé. Para impedir que o vilarejo fosse destruido, os seus moradores tem que provar que a cidade possui um valor historico a ser preservado. Para isso precisam colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca.
Sendo a população analfabeta eles têm que recorrer a ajuda de Antonio Biá, um ex responsável pelo correio que após escrever falsas cartas que difamavam os moradores enviando estas para outras pessoas a fim de que o correio não fosse fechado, foi expulso da cidade pela população. Por ironia do destino justamente Biá que foi repudiado pelas pessoas de Javé, era o único que conseguiria ajudá-los .Porém contar a história não foi fácil, já que cada pessoa tinha uma versão diferente da fundação do vilareijo e todos queriam que sua versão fosse relatada.
Em meo a tantas narrativas Biá não consegue colocar por escrito a história de Javé assim a construção da represa não foi impedida e a população é obrigada a sair de sua terra natal.
No filme Narradoes de Javé, os seus realzadores tentaram mostrar a importância das memórias de um povo. Em toda história da humanidade cada civilização sempre viveu na oralidade, nas creças, nos contos, nas lendas que eram passadas de pai para filho resgatando a memória do passado. Em seu enredo,os moradores do vilarejo buscam escrever um documento científico com a história da cidadezinha. Deste modo, a tradição oral vinculada a escrita fortalece a relação entre as pessoas criando uma rede de transmissão de conhecimentos, além da preservação de sua cultura.
De forma interessante os escritores do filme buscam explicar porque se faz indispensável a memória para a sociedade deixando claro que a memória confere a cada indivíduo ou uma população um sentido de identidade. É através do conhecimento do passado que se pode ter uma ligação com os homens que vieram antes, construindo uma noção de continuidade. Sem memória não há conhecimento, deste modo se torna impossível a construção de uma sociedade pois a civilização caminha desordenada, sem pespectiva para o futuro já que não se tem ideia do passado.


Componentes: Thais N. Oliveira
Tereza Bento
Ana Carolina
Série 3º E. M. B.

Anônimo disse...

Colégio Polivalente de Conceição do Coité
Data 10/04/2012
Alunos(as) Joanderson Cerqueira Silva;
Letícia Rosa Lima de Oliveira
Moisés Pinto Ramos
Turma 3EMD Noturno
Professora Selma Mascarenhas
Disciplina Redação
T
“Os Narradores de Javé” relata a tentativa da população de Javé de impedir que toda a sua história fosse afogada junto com o vilarejo. A população, constituída por analfabetos, nada pôde fazer para impedir a construção da represa que destruiria toda a localidade.
A única forma de salvar Javé seria criar um documento científico que mostrasse a importância daquele local. Os moradores decidem contar as histórias da criação do vilarejo, que até então só eram contadas oralmente. Recorrem a Antônio Biá, ex-funcionário do correio, que escrevia falsas cartas para se manter no emprego. Ele havia sido expulso de Javé, mas, como era o único alfabetizado, apenas ele poderia produzir tal documento.
Biá passa, então, a visitar os moradores para colher as informações necessárias afim de que o livro fosse construído. Porém, cada um contava de forma diferente a mesma história, o que tornava mais difícil o trabalho. No fim das contas, Biá nada conseguiu escrever e a represa foi construída, obrigando todos a se retirar.
Desta forma os realizadores nos passaram a importância que as memórias têm na sociedade. Para nós o mais interessante é que a população tem orgulho de seu povoado, acreditando que o local tem valores a ser preservados, transmitindo a sua história da única forma que sabiam, afim de que as memórias se perpetuasse. Mesmo que cada um contasse da sua maneira, todos acreditavam no mesmo ideal, a fundação de Javé era importante o suficiente para salvar o povoado. Apesar de tudo percebia-se um povo unido pela sua cultura.
O filme nos passa a identidade de um povo que tinha suas memórias como único patrimônio. Não fosse isso, seria um povo esquecido, excluido da sociedade por serem analfabetos. Mas, mesmo que tenham perdido o local onde viveram, as memórias continuaram a ser contadas, tornando-se então sobreviventes ao fim de Javé.

Letícia Rosa disse...

Colégio Polivalente de Conceição do Coité
Data 10/04/2012
Alunos(as) Joanderson Cerqueira Silva;
Letícia Rosa Lima de Oliveira
Moisés Pinto Ramos
Turma 3EMD Noturno
Professora Selma Mascarenhas
Disciplina Redação

“Os Narradores de Javé” relata a tentativa da população de Javé de impedir que toda a sua história fosse afogada junto com o vilarejo. A população, constituída por analfabetos, nada pôde fazer para impedir a construção da represa que destruiria toda a localidade.
A única forma de salvar Javé seria criar um documento científico que mostrasse a importância daquele local. Os moradores decidem contar as histórias da criação do vilarejo, que até então só eram contadas oralmente. Recorrem a Antônio Biá, ex-funcionário do correio, que escrevia falsas cartas para se manter no emprego. Ele havia sido expulso de Javé, mas, como era o único alfabetizado, apenas ele poderia produzir tal documento.
Biá passa, então, a visitar os moradores para colher as informações necessárias afim de que o livro fosse construído. Porém, cada um contava de forma diferente a mesma história, o que tornava mais difícil o trabalho. No fim das contas, Biá nada conseguiu escrever e a represa foi construída, obrigando todos a se retirar.
Desta forma os realizadores nos passaram a importância que as memórias têm na sociedade. Para nós o mais interessante é que a população tem orgulho de seu povoado, acreditando que o local tem valores a ser preservados, transmitindo a sua história da única forma que sabiam, afim de que as memórias se perpetuasse. Mesmo que cada um contasse da sua maneira, todos acreditavam no mesmo ideal, a fundação de Javé era importante o suficiente para salvar o povoado. Apesar de tudo percebia-se um povo unido pela sua cultura.
O filme nos passa a identidade de um povo que tinha suas memórias como único patrimônio. Não fosse isso, seria um povo esquecido, excluido da sociedade por serem analfabetos. Mas, mesmo que tenham perdido o local onde viveram, as memórias continuaram a ser contadas, tornando-se então sobreviventes ao fim de Javé.

Anônimo disse...

Colégio: Polivalente de Conceição do Coité
Série: 3 ano D noturno
Professora: Celma.
Estudantes: Douglas Souza, Janio Mota, Jerfeson Cicero.


O filme “Narradores de Javé” conta a história de pessoas analfabetas residentes em um pequeno vilarejo que corre risco de ser extinguido para satisfazer os interesses de uma construtora de usinas hidroelétricas que afirmavam que o local seria alvo de uma inundação, porem os residentes acreditavam que isso seria apenas um pretexto para desocuparem o local, diante desta situação os moradores dessa região reuniram – se em busca de uma solução para impedir que seus lares sejam destruidos; a solução encotrada pelos moradores foi criar um livro que contasse os fatos históricos e heróicos daquela localidade.
Com a solução em mãos eles enfrentavam outro problema pois para conseguir o livro seria necessario alguém que tivesse o conhecimento da escrita, pois na vila todos eram analfabetos, é ai que surge Antônio biá,um ex-morador e ex-responsavel pela agencia dos correios que havia sido expulso por criar conflitos, mas como oportunidade de se redimir ele aceita a proposta.
Assim Biá começa a ouvir os fatos narrados pelos moradores, e se surpreende pois cada morador que ele ouvia tinha uma forma diferente de narrar os fatos tornando seu trabalho muito mais dificil, e Biá por sua vez começava mais e mais a conhecer sobre a vida e as fantasias dos moradores. Ao término do praso de entrega do livro Biá envia um garoto e para surpresa de todos os moradores o mesmo se encontrava em branco, diante desta situação praticamente desiludidos partem a procura do suposto escritor, ao encontra – lo hà uma discução e Biá torna – se afastar do vilarejo.
Os dias se passam e por incrivel que pareça a agua começa a subir, e a populalção nota que não se tratava de um mero pretexto, mas sim de uma realidade a qual estavam vivenciando, aos poucos algumas famílias vao se mudando, e com o passar dos dias Javé fica cada vez mais deserto, por fim quando os ultimos moradores estavam de partida surge Biá, em trajes sujos e com um livro na mão, e arrempendido apresenta o livro já em inicio porem precisava ainda de mais informações e assim recomeça a longa história onde cada um tinha uma versão.

Anônimo disse...

ESTUDANTES: LETÍCIA CARNEIRO E SIRLANE ALMEIDA
SÉRIE: 3 EMD TURNO: NOTURNO
PROFESSORA: SELMA DISCIPLINA: REDAÇÃO

NARRADORES DE JAVÉ

O filme “Narradores de Javé” retrata a luta e a esperança de pessoas pobres e analfabetos que tentam resgatar a história do lugar onde vivem.
A parte que mais gostamos é quando as pessoas apesar das diferenças, juntam-se para encontrar uma solução e conseguir com que a cidade de javé não seja inundada.Para que podessem escrever um livro científico, para provar que aquele local abriga um patrimônio antigo.
É um fato muito importante para sociedade pois irá passar as suas lembranças para os seus descendentes saberem a origem daquele local que nasceram e viveram.
Que apesar dos obstáculos da vida não podemos ser orgulhosos e principalmente nunca perder as esperanças, e que devemos lutar sempre pelos nossos ideais e dar a volta por cima.

Anônimo disse...

Colegio Pollivalente Conceiçao Do coité Bahia
Alunos.Darlan, Vanessa,Vanderlei
Pfof, selma
Disciplina Redação

Após assistir  ao filme atentando para o enredo, a trilha sonora as cores... Crie um texto e publique-o no blog. Fique atento às questões:
1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a mensagem?
2) Do que você mais gostou nesse filme? Por quê?
3) Para os personagens do filme por que era importante resgatar a memória e escrever a História daquele vilarejo?
4) Como você considera a importância da memória para uma sociedade?

Que lição de vida podemos aprender com este filme?


O filme conta sobre a história dos Narradores de Jave, sobre a importância da memória, pois é de muita importância para os moradores de Javé, porque através da memória podemos conseguir algo de histórias passadas .As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la.
A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo salvar o vilarejo em que o povo de Javé nascera.
Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.
Devemos dar mais importância a nossa memória nacional , pois, existem riquezas que não são materiais , mas possuem um grande valor para a sociedade, preservando assim, nossa moral, cultura , religião e crença. Pois com o conhecimento do passado , podemos compreender o presente.

Anônimo disse...

Colégio Polivalente de conceição do Coité
Data 20/06/2012
Alunas (o): Raiane Almeida Oliveira, Jubenilson Gomes de Oliveira, Aline Sousa da Fonseca Silva.
Turma: 3 EMD Noturno
Professora: Selma Mascarenhas
Disciplina: Redação

Análise do filme Narradores de Javé
Narradores de Javé tem como tema principal a narração, O filme mostra a memória dinâmica e não como algo guardado em uma “caixa secreta”, em um baú, como costumamos dizer e que, em algum momento, é resgatada. Mostra um Brasil dando voz as etnias, Em que todos nós somos narradores de uma história sem fim. Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de javé; o que mais mim chamou a atenção nesse filme foi a força de vontade que as pessoas tiveram para ajuda a lutar contra a extinção do vilarejo de javé. Então eles decidem escrever um documento contando todos os acontecimentos de sua história, para que javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. Acredito que a memória é trabalho, é imaginação, como mostra os narradores de Javé, A importância da escrita, da fala, valores, oposição entre memória, história, verdade e invenção; A escrita faz a lei. Muito mais ainda, ela é a lei, A temida pelo povo de Javé, altera a relação com as palavras, fixa as ideias, rouba-lhe o movimento.

Anônimo disse...

Colégio Polivalente de conceição do Coité
Data 20/06/2012
Alunas (o): Raiane Almeida Oliveira, Jubenilson Gomes de Oliveira, Aline Sousa da Fonseca Silva.
Turma: 3 EMD Noturno
Professora: Selma Mascarenhas
Disciplina: Redação

Análise do filme Narradores de Javé
Narradores de Javé tem como tema principal a narração, O filme mostra a memória dinâmica e não como algo guardado em uma “caixa secreta”, em um baú, como costumamos dizer e que, em algum momento, é resgatada. Mostra um Brasil dando voz as etnias, Em que todos nós somos narradores de uma história sem fim. Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de javé; o que mais mim chamou a atenção nesse filme foi a força de vontade que as pessoas tiveram para ajuda a lutar contra a extinção do vilarejo de javé. Então eles decidem escrever um documento contando todos os acontecimentos de sua história, para que javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. Acredito que a memória é trabalho, é imaginação, como mostra os narradores de Javé, A importância da escrita, da fala, valores, oposição entre memória, história, verdade e invenção; A escrita faz a lei. Muito mais ainda, ela é a lei, A temida pelo povo de Javé, altera a relação com as palavras, fixa as ideias, rouba-lhe o movimento.

Anônimo disse...

A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Artigo II

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo IV

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Anônimo disse...

A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Artigo II

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo IV

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Anônimo disse...

20Colégio Polivalente de conceição do Coité
Data 20/06/2012
Alunas (o): Raiane Almeida Oliveira, Jubenilson Gomes de Oliveira, Aline Sousa da Fonseca Silva.
Turma: 3 EMD Noturno
Professora: Selma Mascarenhas
Disciplina: Redação

Análise do filme Narradores de Javé
Narradores de Javé tem como tema principal a narração, O filme mostra a memória dinâmica e não como algo guardado em uma “caixa secreta”, em um baú, como costumamos dizer e que, em algum momento, é resgatada. Mostra um Brasil dando voz as etnias, Em que todos nós somos narradores de uma história sem fim. Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de javé; o que mais mim chamou a atenção nesse filme foi a força de vontade que as pessoas tiveram para ajuda a lutar contra a extinção do vilarejo de javé. Então eles decidem escrever um documento contando todos os acontecimentos de sua história, para que javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. Acredito que a memória é trabalho, é imaginação, como mostra os narradores de Javé, A importância da escrita, da fala, valores, oposição entre memória, história, verdade e invenção; A escrita faz a lei. Muito mais ainda, ela é a lei, A temida pelo povo de Javé, altera a relação com as palavras, fixa as ideias, rouba-lhe o movimento.

Anônimo disse...

Colégio: Polivalente de Conceição do Coité
Alunas: Aline Alves Pastor; Laís de Souza Silva; Luiza Silva Amorim
Série: 3° EMA
Disciplina: Redação
Professora: Selma

Narradores de Javé

Narradores de Javé conta a história de um pequeno vilarejo que seria inundado para a construção de uma represa. A construção da mesma traria muito caos para os moradores e para evitar essa calamidade à única solução seria criar um livro científico para poder salvar seu vilarejo.
O filme é interessante porque relata a luta de um povo de uma forma cômica. Cada morador tentava contribuir contando suas histórias para Antônio Biá, o único morador do vilarejo que sabia ler e escrever, e com isso mantê-las vivas para evitar a destruição do lugar, porém cada um contava os fatos de uma forma diferente causando certa desavença entre os habitantes.
Com este filme podemos perceber a importância da memória, porque com ela podemos adquirir armazenar e recuperar relatos importantes das nossas vidas, tornando-os eternos.
No fim, não conseguiram alcançar seu objetivo, o livro não foi criado e foram obrigados a se retirar e observar a destruição de suas terras.
Esse filme nos ensina a lutar por nossos objetivos, mesmo que sejam difíceis de serem alcançados, temos que acreditar naquilo que queremos. Os moradores do vilarejo tentaram e não tiveram sucesso, mas não perderam a fé enquanto defendiam a sua terra.

Anônimo disse...

Colégio Polivalente de Conceição do Coité
Alunos - Elizama Lima, Jaqueline Carneiro, Wellington Lima.
Série - 3º EMA
Professora - Selma Mascarenhas

O filme "Narradores de Javé" , conta a história de um povo humilde do sertão baiano, moradores de povoado de Javé, que se deparando com a real possibilidade das suas terras serem transformadas em uma usina hidrelétrica, e vê em suas memórias a possível solução para impedir que esse progresso venha inundar literalmente seu vilarejo.

As histórias contadas pelo povo de Javé, foi a parte que gostamos muito, pois, cada um tinha a sua visão e procurava transmiti-la defendendo seus interesses pessoais.

A importância de resgatar a memória, e escreve-la, tinha como objetivo de salvar o vilarejo e impedir que o mesmo fosse transformado em uma grande obra, que de certa forma beneficiaria outras pessoas.

Somente através da história podemos compreender a cultura , os acontecimentos históricos e demais fatores que aconteceu no passado.E o caminho para esta compreensão é a memória.
A Memória, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.

Dia 15 de março, Dia da Escola